No domingo, 13 de novembro, cerca de 3 milhões e 400 mil estudantes inscritos para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) farão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas, além da Redação.
O estudante deve consultar o cartão de confirmação do Enem, pela internet, para ver onde irá realizar o exame. O ideal é ir ao local de prova antes, para conhecer o percurso e poder programar o tempo que será necessário no domingo e não chegar depois do horário limite para fechamento dos portões, que é as 13h, pelo horário de Brasília – e, 11h ou 12h nas regiões do país que estão em fuso-horário diferente.
Lembre-se de levar para a prova documento de identificação com foto.
Só será permitido o uso de caneta esferográfica, de tinta preta, fabricada em material transparente, para a realização do exame. O uso de lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua e qualquer tipo de material para consulta é proibido.
Evite também levar equipamentos eletrônicos. Caso leve celular, relógio de qualquer tipo ou fone de ouvido, por exemplo, terá que guardar desligado em um envelope lacrado assim que entrar na sala. Se durante a aplicação do exame algum desses equipamento emitir som, o candidato pode ser eliminado, mesmo se o aparelho estiver dentro envelope.
Neste primeiro dia de provas, os estudantes terão 5 horas e 30 minutos para realizar o exame. Como é um período longo, é permitido levar lanches e bebidas não alcoólicas.