Já é possível receber alertas de desastres naturais pelo aplicativo. Um serviço de utilidade pública, totalmente gratuito.
A iniciativa é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional, o WhatsApp e uma empresa especializada comunicações automatizadas, aquelas que são feitas por robôs de atendimento.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, o Brasil é o primeiro país a ter o serviço de alertas por WhatsApp, aplicativo que está instalado em mais de 120 milhões de celulares brasileiros.
Defesas civis estaduais e municipais de todo o País podem usar o serviço para enviar alertas à população por meio da plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos, gerida pela Defesa Civil Nacional.
Até então, as mensagens de alertas de desastres eram enviadas por meios SMS, Telegram, TV por assinatura e serviços do Google.
Mas enviar por WhatsApp, segundo a pasta federal, potencializa ainda mais o alcance das informações, o que é importante prevenir ocorrências graves.
Em casos de alagamentos, por exemplo, o envio de dicas simples, como “Nunca atravesse pontes, ruas ou avenidas alagadas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água poderá arrastá-lo” pode evitar acidentes e reduzir danos materiais.
Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar, o que pode ser feito enviando uma mensagem simples por WhatsApp para o telefone (61) 2034-4611 ou acessando link wa.me/556120344611