O calçadão da 13 de Maio, no centro de Campinas (SP), inaugurou nesta quinta-feira (24) a decoração aérea com 3.100 guarda-chuvas coloridos, além de pufes e bancos para descanso ao longo da rua de comércios. Segundo a prefeitura, a via, com 800 metros, seria uma das mais compridas do mundo com os adereços.
A instalação começou há pouco mais de duas semanas e tinha previsão de ser concluída antes da Black Friday, uma das principais datas de compras celebrada nesta sexta (25). A decoração fica no trecho atrás da Catedral até próximo à Estação Cultura.
O projeto é uma ação do Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (Prac) e foi divulgado pela prefeitura em julho – por ocasião do aniversário de 248 anos de Campinas -, mas o cronograma das obras só foi definido em 19 de setembro, quando a administração homologou o projeto doado por uma construtora. Inicialmente, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo previa o término ainda na primeira quinzena de novembro.
A empresa responsável foi selecionada por meio de chamamento público, e junto com os adereços também instalou lixeiras no calçadão. O projeto foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).
A nova decoração em números:
- 3.100 guarda-chuvas coloridos
- 6 quadras decoradas em 800 m de rua
- Guarda-chuvas ficam a 6 m de altura
- 62 luminárias com lâmpadas de led com acendimento via sensores
- 42 pufes de concreto
- 23 bancos de concreto
- 15 lixeiras
Impactos no Centro e mudança em fiação
A iluminação será intensificada com spots na 13 de Maio. Uma das mudanças estruturais é a volta dos fios de energia suspensos a seis metros do chão para evitar furtos que, segundo a pasta, têm resultado em prejuízos aos lojistas da região. Em 2004, quando a via passou por uma revitalização, a prefeitura fez justamente o aterramento para melhorar o visual.
Com a nova estrutura mobiliária, os fios “ficam escondidos” pelos guarda-chuvas. A estrutura foi doada pela prefeitura, e a empresa selecionada no chamamento público ficará responsável pela manutenção pelos primeiros 12 meses da decoração implementada.