Apesar da vitória sobre a Costa Rica pelo placar de 4 a 2, a Alemanha está eliminada da Copa do Mundo, novamente na primeira fase do torneio. Isso porque os alemães precisavam de um tropeço do Japão contra a Espanha, o que não ocorreu. Gnabry, Füllkrug e Havertz, duas vezes, marcaram para a Alemanha, enquanto Tejeda e Vargas fizeram para a Costa Rica.
O primeiro tempo foi de total domínio alemão, que abriu o placar com Gnabry. Depois disso foi uma chance perdida atrás de outra. No segundo tempo veio o susto, a Costa Rica virou o placar, com gols de Tejeda e Vargas. Com o resultado adverso, Hans Flick colocou Havertz no jogo, o atacante respondeu e fez dois gols, virando novamente o placar. Para fechar a conta, Füllkrug fez o quarto, dando números finais ao jogo, 4 a 2.
A vitória, no entanto de nada serviu, a Alemanha chegou aos quatro pontos, mas como o Japão venceu a Espanha por 2 a 1, os alemães ficaram na terceira posição do Grupo E e voltam para a casa bem mais cedo do que se imaginava. O Japão encerrou a primeira fase com seis pontos e a liderança do grupo. A Espanha ficou na segunda colocação, também com quatro pontos, porém leva vantagem sobre a Alemanha nos critérios de desempate. A Costa Rica fecha o grupo na última posição, com três pontos.
Dessa forma, o Japão irá enfrentar nas oitavas de final a Croácia, na segunda-feira, (5) às 12h. Enquanto isso, a Espanha enfrenta a seleção do Marrocos. O duelo será na terça-feira, (6), também às 12h.