Em 2010, com o título da Copa do Mundo, a Espanha encantou o mundo com o “tiki-taka”. Contudo, após conquistar a taça, a equipe não conseguiu bons resultados em Mundiais. Depois da final de 2010, foram apenas três vitórias no torneio. Nesta edição de 2022, mais uma vez a equipe se despediu da competição nas oitavas, perdendo para Marrocos nos pênaltis.
Em 2014, a atual campeã da Copa foi eliminada na fase de grupos, perdendo de 5 a 1 para a Holanda e 2 a 0 para o Chile. O único resultado positivo na edição daquele ano foi o 3 a 0 sobre a Austrália, no entanto, não impediu a eliminação precoce. Em 2018, novamente uma única vitória no torneio, 1 a 0 sobre o Irã na primeira fase. Depois disso, três empates, com Portugal, por 3 a 3, Marrocos, por 2 a 2 e contra a Rússia por 1 a 1 nas oitavas. Este último resultou na eliminação da Roja nas penalidades máximas.
Nesta edição a Espanha criou expectativas, principalmente após a vitória sobre a Costa Rica por 7 a 0, mas este foi o único momento de brilho da equipe. Na sequência vieram o empate com a Alemanha por 1 a 1 e a derrota para o Japão por 2 a 1. Nas oitavas, contra o Marrocos, eliminação nos pênaltis por 3 a 0 após empate em 0 a 0. De fato, a Espanha está longe de ser aquela equipe que conquistou o mundo em 2010.