Quem não fez o licenciamento de veículo referente ao ano de 2022, deve fazer para evitar despesas no fim do ano. Até 31 de dezembro, devem regularizar a documentação proprietários de carros com placas de final ZERO.
Os condutores que não fizerem o licenciamento anual receberão multa de R$ 293,47, e 7 pontos na CNH por infração gravíssima.
Os motoristas devem ficar atentos para garantir a regularidade da documentação, principalmente se pretendem viajar durante as festas de fim de ano. Se parado pela fiscalização e não tiver a documentação em dia, além das multas, o veículo pode ser removido ao pátio do Detran, o que gera despesas ainda maiores. Há cobrança diária por permanência, sem contar que o veículo não regularizado ficará com bloqueio, proibido de circular legalmente.
A taxa anual de licenciamento é de R$ 144,86, válida tanto para carro zero como para usados.
Desde 2021 foi eliminada a taxa do seguro DPVAT, conforme regularização do Conselho nacional de Seguros Privados.
O licenciamento pode ser feito por meio online, com o número do Renavam. A taxa é paga também pela internet, ou nos caixas eletrônicos dos bancos conveniados: Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú ou Caixa Econômica Federal.