É do Brasil um dos melhores pratos típicos do mundo.
A picanha brasileira conquistou o segundo lugar do The TasteAtlas Awards 2022, algo como o Atlas do Sabor, em uma tradução direta, uma espécie de enciclopédia de pratos de todo o planeta, com mais de 10 mil alimentos e bebidas catalogados.
A picanha do Brasil, segunda no ranking 2022, é apresentada como “um corte fresco de carne bovina especialmente popular e muito valorizado” usada, ainda segundo o Atlas, principalmente para churrasco.
No topo do ranking, como o melhor prato tradicional do mundo, ficou o Karē, do Japão, que é um ensopado cremoso de carne com legumes e curry, inspirado na culinária da Índia.
Em terceiro, Amêijoas à Bulhão Pato, prato típico da culinária portuguesa, feito amêijoas, azeite, alho, coentros, sal, pimenta e limão.
Mas, voltando ao Brasil, há ainda 3 representantes nossos entre os 50 melhores prato.
A vaca atolada, que aparece na posição de número 29, que é um prato preparado com costela bovina, alho, cebola, tomate, salsa, mandioca, pimenta malagueta e semente de urucum; a moqueca, na 49ª colocação, apresentada como um ensopado de frutos do mar à base de azeite de dendê e leite de coco ou azeite, combinado com peixes ou camarões ou uma mistura dos dois e, logo na sequência, na posição de número, o feijão tropeiro que, de acordo com o Atlas, é um grão que se cozinha com carne salgada ou seca, farinha de mandioca e diversos aromas, ervas e legumes.