Com o temporal que atingiu Capivari e outras cidades da região na noite de quinta-feira (19), o rio voltou a transbordar, deixando desabrigados. É a terceira vez que ele extravasa desde dezembro de 2022, fazendo com que moradores de áreas de risco tenham que sair de suas casas.
Segundo a prefeitura, o manancial chegou a marcar 2,40 metros durante a noite. O transbordamento ocorre quando atinge os 2 metros. Na manhã desta sexta-feira (20), o nível estava baixando e o rio marcou 2,24 metros.
Atualmente a Rua João Moretti, no Moreto, é a única interditada por conta de alagamentos e há 17 famílias, totalizando 70 pessoas, desabrigadas. Elas estão provisoriamente na Escola Aldo Silveira.
Na noite de quinta, o Córrego Lavapés transbordou na cidade. Segundo a prefeitura, estava previsto o volume de chuva de 25 milímetros, mas em menos de uma hora choveu 80 milímetros na área urbana e mais de 107 milímetros na área rural.
Com o transbordamento, a Avenida Brigadeiro Faria Lima ficou comprometida para tráfego, mas na manhã desta sexta já tinha sido liberada.
O extravasamento também atingiu a passarela Belalbo Cruz (Belarma), que liga o bairro Estação até a Nova Aparecida, que ficou com o tráfego comprometido, mas também já foi liberado nesta sexta.
Em caso de necessidade, a Defesa Civil atende pelo 199 (19) 3492-3186. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193. A Guarda Civil atende pelo 153, 24h por dia, sete dias por semana.