Nesta quinta-feira, (26) a dupla brasileira, Luisa Stefani e Rafa Matos, fizeram história no Australian Open ao conquistarem o título do torneio. Isso porque foi o primeiro título de uma dupla totalmente brasileira em um Grand Slam. Luisa e Rafa vencneram Sania Mirza e Rohan Bopanna na final de duplas mistas por 2 sets a 0, com parciais 7/6 e 6/2.
Luisa, obrigado por essas últimas semanas. Na verdade, por esse início de ano. É muito especial jogar e vencer com você. Nós trabalhamos muito bem nessas duas últimas semanas. Estávamos muito focadnos no que queríamos. Estou muito, muito feliz com esse momento. É um sonho que se realiza. Não tenho palavras para descrever. Muito feliz com isso.”
Disse Rafa Matos após a conquista
Antes de chegar em Melbourne, Luisa passou por uma grave lesão no ligamento do joelho direito, ficando mais de um ano afastada das quadras. Retornou em setembro e enfileirou três títulos de nível WTA e agora conquista o Grand Slam.
Quando ele me chamou para jogar as duplas mistas, foi uma grande motivação para continuar me esforçando para voltar. E hoje estamos aqui. É um sonho se realizando.”
Afirmou Luisa Stefani
Antes de Luisa e Rafa, apenas Cássio Mota e Cláudia Monteiro haviam chegado a uma final de duplas mistas em um Grand Slam, formando uma dupla totalmente brasileira. Tal ocasião aconteceu em Roland Garros, no ano de 1982. Contudo, perderam para o britânico John Lloyd e a australiana Wendy Turnbull, ficando com o vice-campeonato.
Este foi o sexto título do Brasil em duplas mistas em Grand Slams, entretanto, nas outras cinco oportunidades a dupla tinha também um tenista de outro país. Dessa forma, se somarmos todas as conquistas em duplas (mistas, masculinas e femininas), o Brasil, agora, tem um total de 22 conquistas de Grand Slams.