Uma cobra jiboia de 1,5 metro foi flagrada na Rua Governador Pedro de Toledo, uma das principais vias comerciais do Centro de Piracicaba (SP), na tarde desta segunda-feira (20).
Guardas do grupamento Ciclístico da Guarda Civil de Piracicaba foram solicitados para atender a ocorrência. Segundo a prefeitura, o animal foi avistado por moradores atravessando a via, próximo ao Mercado Municipal.
Os guardas acionaram o Corpo de Bombeiros, que fez a captura da cobra e a devolveu à natureza. A jiboia não é venenosa.
Os guardas Froize e Clemente relataram que, ao chegar ao local, se depararam com uma aglomeração de pessoas que faziam fotos da serpente.
Um homem segurou a jiboia até a chegada do Corpo de Bombeiros. Ele foi picado pela serpente. Apesar de não ser venenosa, a picada desta cobra pode oferecer risco pela presença de bactérias em sua boca. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e o homem levado para atendimento.
Ainda segundo os GCs, o animal pode ter chegado até a área central de “carona” em algum caminhão que traz produtos da Zona Rural para o Mercado Municipal.
Froize, que trabalha há 23 anos como guarda civil, conta que nunca tinha vivenciado uma situação dessas. “Embora seja um animal que não tem veneno, o pessoal ficou assustado”, contou.