A cantora Chaeyoung, integrante do grupo de kpop TWICE, causou polêmica nas redes sociais nesta terça-feira (21) após usar uma camiseta com o desenho de uma suástica nazista. Em seu perfil no Instagram, a artista publicou uma foto em um restaurante e aparece usando uma blusa com o símbolo do regime supremacista.
A polêmica ganhou ainda mais força já que a camiseta também conta com uma ilustração de Sid Vicious, nome artístico de John Simon Ritchie, o baixista da banda Sex Pistols. O músico britânico fez parte da cena punk da década de 1970 e foi acusado de assassinar a própria namorada, Nancy Spungen, com uma única facada no abdômen, em outubro de 1978. O artista morreu de overdose de heroína no ano seguinte, antes mesmo que o caso fosse a julgamento.
Nas redes sociais, Chaeyoung recebeu inúmeras críticas de fãs, que exigiam que a foto fosse excluída e que ela publicasse uma retratação. “Muito triste ver o que tá acontecendo com a Chaeyoung porque ela não é uma criança e sabe o que significa o símbolo do nazismo, e o que impede dela apoiar também? Sendo minha fav do TWICE, estou extremamente triste, nunca conhecemos os idols”, disse uma fã.
“Isso da Chaeyoung é tão desrespeitoso, essa blusa não é o tipo de blusa que você acha na loja da esquina, é literalmente uma blusa rara que é difícil de ter acesso e ela ainda foi atrás e PAGOU CARÍSSIMO POR ISSO, preocupante demais”, apontou outra.
“A Chaeyoung realmente abriu o guarda roupa pegou uma blusa com o maior símbolo de ódio da história dias depois de ter usado outra blusa antisemita e saiu tranquila pelas ruas dos EUA e ainda achou que seria algo ótimo para compartilhar no Instagram e ainda tem gente DEFENDENDO”, escreveu outro.
Após a repercussão do caso, Chaeyoung, de 23 anos, pediu desculpas por e afirmou que “não reconheceu corretamente o significado da suástica inclinada que usou”. “Peço perdão profundamente por não ter revisado com atenção, causando preocupação. Irei prestar atenção absoluta no futuro para evitar situações similares. Sinceramente peço perdão de novo”, declarou a cantora via suas redes sociais.
Essa não é única polêmica que a integrante do TWICE se envolveu nos últimos dias. Este mês, Chaeyoung também vestiu uma camiseta do grupo QAnon, que estavam envolvidos no ataque ao Capitólio dos Estados Unidos, em janeiro de 2021. Segundo a BBC, este movimento acredita na teoria da conspiração que o presidente Donald Trump está travando uma guerra secreta contra os pedófilos adoradores de Satanás do alto escalão do governo, do mundo empresarial e da imprensa.