A Defesa Civil de Capivari está se preparando para a Operação Estiagem 2023, que tem início previsto para o dia 1º de junho, com o objetivo de prevenir e combater queimadas florestais. Para isso, a equipe participará de uma oficina preparatória na cidade de Piracicaba, promovida pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, no dia 17 de maio.
Durante a oficina, a equipe da Defesa Civil receberá treinamento intensivo para atuar de forma efetiva e sistêmica durante a estação seca, reduzindo os riscos de incêndios florestais. A capacitação é dividida em duas etapas, sendo a primeira teórica, onde os agentes aprenderão sobre o acionamento do Plano de Contingência e o Plano de Auxílio Mútuo em Emergência, além de monitorar a umidade relativa do ar e inserir dados no Sistema Integrado da Defesa Civil. Na segunda etapa, os agentes serão instruídos sobre técnicas de combate direto e indireto a incêndios em coberturas vegetais, bem como o uso correto de equipamentos e regras de segurança para deslocamento na mata.
Após a conclusão da oficina preparatória, o município de Capivari receberá gratuitamente kits de estiagem com equipamentos para combate a incêndios em vegetação, garantindo a efetividade da equipe durante a estação seca.
A Defesa Civil ressalta que as queimadas florestais são proibidas por lei, inclusive aquelas realizadas em quintais, de acordo com a Lei 9.605/98, do Governo Federal. Durante a Operação Estiagem, as rondas são intensificadas para impedir as queimadas e evitar problemas de saúde como rinite, asma e bronquite, além de condições mais sérias como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). O acúmulo de poluentes no ar também é uma consequência ruim da temperatura seca.
Com a preparação da equipe e a disponibilização de equipamentos adequados, a Defesa Civil de Capivari está pronta para atuar de forma efetiva durante a Operação Estiagem 2023 e garantir a segurança da população e do meio ambiente.
A população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 e pelo (19) 3492-3186 em caso de necessidade. Já a Guarda Civil pode ser acionada pelo 153, 24 horas por dia, sete dias por semana. O Corpo de Bombeiros também está disponível para atendimento pelo número 193.