Piracicaba (SP) confirmou nesta quarta-feira (17), a segunda morte por dengue em 2023 no município. Segundo informações do Departamento de Vigilância Epidemiológica, o paciente era um homem com idade entre 40 e 49 anos de idade.
O caso estava em investigação desde abril, de acordo a Secretaria de Saúde de Piracicaba. Anteriormente, o primeiro óbito pela doença neste ano teve confirmação no dia 3 de maio. Na ocasião, a paciente era uma mulher com idade entre 70 e 79 anos.
Piracicaba registrou 1599 casos de dengue entre o dia 1º de janeiro e 17 de maio deste ano. Dessa forma, apresentando um número 39% maior do que as notificações da doença neste mesmo período de tempo no ano passado, quando obteve 1.149 ocorrências de infecção. Em média sete pessoas são diagnosticadas por dia com a doença
A Secretaria de Saúde de Piracicaba reforçou que os agentes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), trabalham de forma preventiva durante o ano todo e, portanto, intensificam as ações de combate quando necessário.
Veja também:
- Plano Diretor de Capivari realiza mais uma oficina com a população
- GCM de Capivari se destaca no 13º Campeonato Nacional de Cães de Polícia
- Capivari recebe espetáculo “O Menino Maluquinho – Lisonjeio ao Mestre” neste domingo (21)
Sendo assim, no próximo sábado (20), haverá “Arrastão da Dengue”, das 8h às 14h, nos bairros Santa Fé, Parque dos Sabiás e Kobayat Líbano. A ação tem como objetivo o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. A orientação do coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, é para que os moradores deixem em suas calçadas qualquer material que possa acumular água. Ele ainda informa que não terá coleta de entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.