Na última segunda-feira (22), Piracicaba (SP) vacinou contra a gripe 12.421 pessoas que não pertencem aos grupos prioritários. O número equivale ao total de aplicações nesses moradores desde a segunda anterior (15), quando a houve a ampliação da campanha para todas as pessoas a partir de seis meses de idade.
Dessa forma, o município já aplicou 49.106 doses desde o início da vacinação, no dia 10 de abril. Anteriormente, outras 36.685 pessoas de sete grupos prioritários receberam a vacina. Traduzindo em porcentagens, os profissionais da saúde, são os mais avançados no processo, com 41%. Seguidos pelos idosos (38%) e gestantes (25%). No entanto, as crianças não passam dos 25%.
A Secretaria de Saúde de Piracicaba informou que a vacinação ocorre, de acordo com a disponibilidade das vacinas, nas 68 unidades de saúde da cidade. Em anos anteriores, o governo federal adotava tal estratégia de estender a imunização para todos ao final da campanha. Dessa forma, dando prioridade para as pessoas mais vulneráveis ou mais expostas ao vírus, como idosos, gestantes e professores.
Veja também:
- DER São Paulo lança sistema que oferece desconto de 40% nas multas de trânsito
- Ex-prefeito Rodrigo Proença fala sobre aprovação de contas e ação civil pública
Segundo o Ministério da Saúde, a ampliação da campanha atende a um pedido de estados e municípios. Uma vez que a procura pelo imunizante está baixa, enquanto isso, os estoques estão cheios. Sendo assim, Mais de 80 milhões de doses da vacina que protege contra o vírus influenza, causador da gripe, foram distribuídas pelo Ministério da Saúde.Contudo, apenas 21 milhões (26%) foram aplicadas até o momento. A meta é vacinar 90% da população.