No dia 29 de maio, celebra-se o Dia Mundial da Saúde Digestiva, uma data que destaca a relevância de cuidar do sistema digestivo para alcançar uma vida saudável e equilibrada. O bem-estar gastrointestinal desempenha um papel fundamental na qualidade de vida, influenciando diretamente a digestão, a absorção de nutrientes e o bem-estar emocional.
O sistema digestivo é responsável pelas funções de ingestão, quebra de alimentos, absorção de nutrientes essenciais e a eliminação de resíduos. Quando surgem problemas digestivos, como indigestão, constipação, diarreia ou doenças mais graves, a saúde geral pode ser comprometida.
Uma alimentação balanceada, rica em fibras e nutrientes, juntamente com uma hidratação adequada, são fundamentais para manter a saúde digestiva em dia.
O Dr. Alex Baia, presidente da Sociedade de Endoscopia e gastroenterologista, ressalta que para manter um aparelho digestivo saudável, é necessário adotar hábitos básicos.
Consumir alimentos saudáveis, evitar alimentos ultraprocessados, beber bastante água (pelo menos dois litros por dia) e praticar atividades físicas regularmente.
No caso do tubo gastrointestinal alto, as doenças mais frequentes apresentam sintomas como azia, dor e queimação no estômago, regurgitação ácida, pigarro e tosse seca.
E a dispepsia, que causa dor no estômago e sensação de plenitude após as refeições, com a persistência prolongada dos alimentos no estômago após comer.
Já no tubo gastrointestinal baixo, as doenças mais comuns são caracterizadaz pela dificuldade de evacuar, e a diarreia, que geralmente ocorre de forma aguda, muitas vezes causada por vírus.
Baia explica que existem fatores de risco que aumentam a probabilidade de desenvolver doenças gastrointestinais, especialmente no tubo gastrointestinal alto. Como a falta de ingestão adequada de líquidos, comer rápido e sem mastigar, deitar-se logo após as refeições, consumo excessivo de refrigerantes, bebidas alcoólicas, cafeína, comidas gordurosas e massas.