O número de multas de trânsito por excesso de velocidade cresceu 26,3% na cidade de Piracicaba (SP), neste primeiro quadrimestre do ano, isso, em comparação ao mesmo período do ano passado. A prefeitura do município que realizou o levantamento dos dados.
Segundo balanço, entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2022, a metrópole registrou 8.342 multas por transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%. Enquanto isso, nos quatro primeiros meses de 2023, o total chegou aos 10.541. Em resumo, a média de infrações na cidade atingiu 88 multas por dia.
Um segundo tipo de ocorrência que teve alta na cidade no período foi a de transitar em local ou horário não permitido. Nesse caso, o número cresceu de 2.305 para 3.016, totalizando um aumento de 30,8%. Por outro lado, multas por avançar o sinal vermelho e por falta do uso do cinto de segurança tiveram reduções na comparação entre 2022 e de 2023.
O especialista em trânsito, Marcos Oriqui, acredita que este aumento de multas por velocidade se dá à distração. Principalmente, ligada pelo uso do celular ao volante. “Dentro de cidades, as velocidades oscilam bastante, porque depende do risco de cada localidade, você não pode padronizar. A velocidade varia o tempo todo, daí, se você está distraído com alguma coisa, você não vê placa. Aumentou bastante [o nº de multas] porque aumentou bastante o uso do celular”.
Veja também:
- Atleta de Capivari conclui ultra maratona de 226 km em Florianópolis
- IFSP de Capivari realiza Semana da Diversidade
Quando questionada sobre eventuais medidas que possam ser tomadas para a diminuição desse número, a administração não respondeu. Por outro lado, na visão de Oriqui, para conter esse tipo de infração passa por intensificar as fiscalizações.