Previsão do tempo: A sexta-feira (23) começa com o aumento das chuvas no Sul do país. Por conta da formação de um cavado no Paraguai, nuvens carregadas estão sendo empurradas para o Rio Grande do Sul desde o início da semana, e agora chegando a Santa Catarina e parte do Paraná. Praticamente toda a região fica em alerta para alagamentos e deslizamentos de terra, exceto pelo Sul do Rio Grande do Sul e o Norte do Paraná.
Nesta sexta, no entanto, o Sul será a única região com chuvas. Um bloqueio de ar seco que predomina no centro do país mantém o tempo firme no Sudeste. Ainda com a manhã fria, a mínima será um pouco maior em São Paulo, com 13°C, e ao longo do dia o sol sai novamente, com máxima de 25°C. No Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, as temperaturas serão ainda mais altas.
Quem sente mais o bloqueio de ar seco é o Centro-Oeste e parte do Nordeste. Por lá, a secura do ar é tanta que a umidade chegará a níveis alarmantes. As temperaturas máximas também ultrapassam os 30°C em todos os estados – Mato Grosso e Tocantins prometem termômetros próximos dos 35°C.
No Norte, a região está dividida: parte dela recebe o bloqueio de ar seco, com tempo firme e altas temperaturas em Roraima e parte do Amazonas. Já Rondônia, Amapá e o restante do estado amazonense terá chuvas isoladas, em uma condição que irá perdurar por todo o fim de semana.
São João quente e seco na maior parte do país
O dia de São João, tradicionalmente comemorado em 24 de junho, terá tempo levemente diferente que na sexta-feira em algumas regiões. No Sul, as chuvas batem no bloqueio de ar seco e perdem força – mas não cessam completamente. No Sudeste e Centro-Oeste, maiores afetados pela secura, o tempo fica firme e com umidade ainda mais baixa.
Já no Norte e no Nordeste, as regiões são divididas pelo resquício do bloqueio de ar seco e terão temperaturas altas e chuvas esporádicas.