O cantor e compositor Lewis Capaldi, conhecido pelo hit “Someone You Loved”, anunciou na terça-feira (27) que vai dar uma pausa nas próximas turnês para “se ajustar aos impactos” da Síndrome de Tourette. Ele revelou o diagnóstico ao público no ano passado.
A Síndrome de Tourette é uma desordem de movimento, caracterizada por múltiplos tiques e alguns distúrbios comportamentais involuntários.
Alguns distúrbios relacionados à Tourette são coprolalia, quando a pessoa fala palavras obscenas de forma incontrolável; copropraxia, quando a pessoa tem compulsão em fazer gestos obscenos; e a piromania, a compulsão por colocar fogo nas coisas.
Abaixo, entenda mais sobre a Síndrome de Tourette:
O que é a síndrome?
A síndrome de Tourette é uma condição que faz com que uma pessoa faça sons e movimentos involuntários chamados de tiques.
Segundo o NHS, o serviço de saúde britânico, ela geralmente começa durante a infância, mas os tiques e outros sintomas costumam melhorar após alguns anos e às vezes desaparecem completamente.
Quais os sintomas da Tourette?
Os tiques são o principal sintoma da síndrome. Eles costumam aparecer na infância entre 2 e 14 anos (cerca de 6 anos é a média, também de acordo com o NHS).
Os principais sintomas físicos incluem:
- piscar ou revirar os olhos;
- fazer caretas;
- encolher os ombros;
- sacudir a cabeça ou membros; e
- pular, girar ou tocar objetos e pessoas, entre outros.
Já os sintomas vocais costumam ser os seguintes:
- fazer grunhidos involuntários;
- limpar a garganta;
- assobiar;
- tossir;
- estalar a língua; e
- repetir palavras, frases aleatórias, xingamentos ou até mesmo fazer sons de animais.
Ainda segundo o serviço de saúde britânico, tiques de xingamentos (como proferir ofensas e palavrões) são mais raros e afetam 1 em cada 10 pessoas com a síndrome.
Fora isso, os tiques de forma geral não costumam ser prejudiciais à saúde da pessoa, embora alguns tiques físicos possam ser dolorosos e piorem durante períodos de estresse e ansiedade.
Tem cura?
A Tourette não tem cura, mas tem tratamento. Existem medicações que diminuem a quantidade de tiques que o paciente faz, segundo o professor da UERJ e neurologista Eduardo Jorge Custódio.
Isso pode melhorar a qualidade de vida desse paciente. É uma síndrome que não mata, mas pode atrapalhar a qualidade de vida da pessoa.
Em alguns casos, os tiques podem ser aliviados com medicamentos, mas isso geralmente só é recomendado se essa condição for mais grave, afetando as atividades diárias de pacientes, por exemplo.
O que causa Tourette?
Não existe nenhuma explicação que aponte uma causa definida, é uma síndrome multifatorial.
“Tem várias causas que podem levar ao diagnóstico. Há um componente hereditário, mas não é obrigatório que isso seja passado de pai para filho”, diz o especialista.
Ainda segundo o NHS, por razões desconhecidas, os meninos são mais propensos a serem afetados pela síndrome de Tourette do que as meninas.
Como diagnosticar?
O diagnóstico da Síndrome de Tourette é eminentemente clínico. Não há nenhum exame que dê esse diagnóstico por completo.
“Os exames são feitos para excluir outras patologias. O diagnóstico de Tourette é apenas clínico.”