Alunos da escola Padre Carretta desenvolvem cadeira de rodas para gatinha paraplégica

Jean Bordini
2 minutos de leitura

Os alunos Matheus Crispim, Lívia e Matheus Satti da escola estadual Padre José Bonifácio Carretta, em Capivari, desenvolveram uma cadeira de rodas personalizada para uma gatinha paraplégica. Assista a matéria!

O projeto faz parte da 1ª Mostra Científica e Cultural, promovida pela Diretoria Regional de Ensino de Capivari, realizada em Indaiatuba, no dia 7 de junho. Com o equipamento, a escola conquistou o título de vice-campeões.

A Mostra teve a participação de 38 escolas e 50 projetos inscritos e visava resolver problemas do cotidiano por meio de projetos científicos. Para desenvolverem o projeto, os alunos foram coordenados pelos professores Edson Almeida Flor e Edmilson Ferreira da Cruz.



A cadeirinha foi criada em uma impressora 3D e foi personalizada para a gatinha Rowena, que havia ficado paraplégica após um acidente. Através dela, desse modo a gatinha pode voltar a andar e, por conta do estímulo, até mover as patas traseiras.

Com o projeto pronto, o objetivo agora é levar a cadeirinha para a Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP), onde será uma oportunidade de compartilhar a ideia com um público mais amplo e buscar novas parcerias para expandir o alcance do projeto.

A ideia no futuro é disponibilizar o projeto de forma gratuita para que outras pessoas possam colocar em prática e oferecer uma melhor qualidade de vida aos animais com deficiência física.



gatinha
A gatinha Rowena caminhando em sua cadeira de rodas

Leia mais:

App japonês tenta detectar dor dos gatos através da expressão facial

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *