Nesta terça-feira (4), a Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgou o boletim mensal da produção de petróleo e gás natural de maio. Este levantamento apontou que a produção na região do pré-sal alcançou 3,196 milhões de barris de óleo equivalente por dia.
Em outras palavras, este total corresponde a 77,8% da produção brasileira. A produção como um todo teve 2,510 milhões de barris diários de petróleo e 109,16 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) de gás natural, em 144 poços. Dessa forma, registrando um aumento de 5,9% em relação a abril deste ano. Além disso, também conta um crescimento de 12,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Em maio de 2023, a produção no país alcançou 4,110 milhões de barris de óleo por dia. Sendo 3,201 milhões de barris de petróleo e 144,410 milhões de metros cúbicos de gás natural. No petróleo, por sua vez, houve aumento de 1,9% na comparação com o mês anterior e de 11,2% em relação a maio de 2022. No gás natural, o sentido foi o mesmo e a produção aumentou 2% em relação ao mês de abril e 9,6% na comparação com o mesmo mês de 2022.
Veja também:
- Vendas de veículos superam o volume do primeiro semestre de 2022
- Sites chineses: calculadora mostra quanto será cobrado de imposto nos importados on-line
De acordo com a ANP, essas variaçõe são normais e estão dentro da expectativa. Elas podem ocorrer devido a fatores como paradas programadas de unidades de produção para manutenção, entrada em operação de poços, parada de poços para manutenção ou limpeza
Além disso, existem também o início de comissionamento de novas unidades de produção, entre outros. A entidade considera que tais ações são típicas da produção de petróleo e gás natural e visam a uma operação estável e contínua. Dessa forma, implicando no aumento da produção ao longo do tempo.