Nesta segunda-feira (10), de acordo com a divulgação do Banco Central (BC), o número diário de transações PIX bateu recorde por dois dias seguidos na última semana. Somente na quinta-feira (6), o BC registrou 129,4 milhões de transações no modelo. Enquanto na sexta-feira, esses números chegaram a 134,8 milhões.
No mês de junho, segundo dados do próprio BC, houveram 2,86 bilhões de transações via PIX, o que se caracteriza como o maior número da série. Atualmente, se tem cadastro de mais de 405 milhões de contas com chave PIX. Em 2022, o modelo foi a principal forma de pagamento dos brasileiros, estando presente em 29% no total das transações. Em 2021, foi este número foi de 16%.
“Os números reforçam a relevância do PIX, meio de pagamento disponibilizado à população brasileira em novembro de 2020, no funcionamento da economia nacional”, afirmou o BC em nota. O sistema de pagamentos instantâneos teve sua implementação e início das operações ao final de 2020. Na ocasião, tinha o objetivo de aumentar a digitalização das transações financeiras.
Veja também:
- Capivari faz 191 anos e o professor Rafael Silveira conta sobre a história da cidade a Raízes FM
- Seis cidades da região somam 1,1 mil empregos disponíveis nesta segunda (10)
Além disso, em 2024 o sistema deve contar com novidades, já que o Banco Central deve implementar uma a nova modalidade do “PIX Automático”. Para, dessa forma, viabilizar pagamentos recorrentes de forma automática.