O volume de vendas do comércio brasileiro recuou 1% no mês de maio na comparação com o mesmo período de 2022, segundo divulgação de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A variação negativa em relação ao mesmo mês do ano anterior é a primeira desde julho do ano passado. Nesta ocasião a queda foi de 5,3%.
A queda sofre influência pela redução do volume de vendas em quatro das oito atividades da pesquisa. Destaque para o ramo de tecidos, vestuário e calçados, que apresentou queda de 18,2%. Além disso, artigos de uso pessoal e doméstico (-17,4%), livros, jornais, revistas e papelaria (-6,7%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,9%) também ficaram no campo negativo.
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Por outro lado, outras áreas apresentaram crescimento, combustíveis e lubrificantes (+10,8%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (+7,6%. Além de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+1,5%) e móveis e eletrodomésticos (+0,3%).