Morreu na madrugada desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, o pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor João Donato., aos 88 anos. A confirmação de sua morte veio por meio de sua família.
O músico morreu em decorrência de uma série de problemas de saúde. Recentemente, ele teve uma infecção nos pulmões e ficou internado para tratar de uma pneumonia. Estava intubado desde a semana retrasada. Sendo assim, o velório será nesta terça-feira (18) no Theatro Municipal, em horário a confirmar.
João Donato tinha 74 anos de carreira, marcada pela criatividade e pelas misturas de vários gêneros musicais. Ele não parou de trabalhar nem durante a pandemia da Covid-19, dessa forma, participou do lançamento digital do álbum “Jazz is Dead”, que ocorreu em parceria com músicos de Los Angeles.
Veja também:
- Jorge Aragão é diagnosticado com linfoma não Hodgkin; entenda a doença e os tratamentos disponíveis
- “Prévia” do PIB indica recuo de 2% na economia em maio, diz Banco Central
Além disso, ao longo de sua extensa carreira também recebeu prêmios. Portanto, em 2000, conquistou o Prêmio Shell de Música pelo conjunto da obra e participou do Free Jazz Festival (RJ). Na ocasião, obteve sucesso de público e crítica. Ainda viria a receber outros dois prêmios: em 2003 ganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e no ano seguinte venceu o Prêmio Tim pelo disco “Emílio Santiago encontra João Donato”.