Especialista em fisioterapia aplicada à saúde da mulher traz cuidados específicos para a vida feminina

Redação
3 minutos de leitura

Nesta quinta-feira, 27, a fisioterapeuta Laís Bonagúrio Peressim conversou com o Primeira Página da Raízes FM sobre Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher, proporcionando um papo bastante informativo e esclarecedor. Assista

Com formação e sendo especialista em Fisioterapia para mulheres, assim a profissional compartilhou a importância desse direcionamento na saúde e bem-estar feminino. A Fisioterapeuta Especialista em Saúde da Mulher pela UNICAMP possui ampla experiência no atendimento clínico e no ensino de nível superior, abrangendo graduação e pós-graduação. A atuação inclui supervisão de estágios em diversas áreas de saúde, capacitando futuros profissionais para atender especificidades femininas.

Veja mais:

2º Luau Run Capivari: Professor Rui comenta sobre inscrições e informações sobre a prova



Entre as principais áreas de atuação da especialista destacam-se: uroginecologia e coloproctologia, para tratar disfunções do trato urinário e intestinal; ginecologia e obstetrícia, para cuidados com a gestação e pós-parto; disfunções sexuais femininas, visando melhorar a qualidade de vida sexual; e oncologia mamária e ginecológica pélvica, focada em auxiliar pacientes em tratamento ou após tratamento de câncer nessas áreas.

A Fisioterapia em Saúde da Mulher é recente e visa ampliar o escopo do profissional para cuidar da saúde e bem-estar feminino. Desde 2009, o Conselho Federal de Fisioterapia reconhece essa especialidade, que se desdobra em diversas subáreas para atender às demandas específicas.

Dentre as condições que levam as mulheres a buscar esse tipo de tratamento especializado, destacam-se a incontinência urinária, que afeta muitas mulheres em diferentes fases da vida, os cuidados com a gestação e o pós-parto, períodos em que o corpo feminino passa por diversas mudanças, complicações funcionais e linfáticas após o tratamento de câncer de mama, em que a fisioterapia tem um papel fundamental na reabilitação, e dores durante o ciclo menstrual ou atividade sexual, questões que podem afetar significativamente a qualidade de vida feminina.



Contudo, é importante ressaltar que a atuação da Fisioterapia em Saúde da Mulher não se limita apenas a essas condições. Há ainda uma ampla gama de disfunções que podem ser tratadas ou mesmo prevenidas com a abordagem adequada e especializada. Enfim, é fundamental para o bem-estar e qualidade de vida feminina.

especialista
Fisioterapeuta Laís Bonagurio Perissim, durante o Primeira Página
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *