O que faz uma marca ser de luxo? “Eu quero Chanel e Prada, e quem não quer?” O rapper yung vegan, ao criticar marcas que são direcionadas para pessoas com condições de vida melhores, acaba trazendo uma questão ainda mais interessante.
Por que desejamos tanto um produto da Chanel e da Prada, e não um da C&A, por exemplo? Isso porque essas marcas construíram no imaginário popular o status de mercadorias de luxo. Ou seja, o status de possuir algum item dessas marcas acaba elevando a pessoa a um patamar de vida desejado.
Grande parte dessa necessidade para obter estes itens está ligada diretamente ao marketing dessas marcas em cima de seus produtos, fazendo eles alcançarem o status de marcas de luxo.
Estudar as estratégias de marketing dessas marcas pode acabar inspirando aqueles que possuem seus negócios sobre maneiras mais ousadas de promover a sua marca dentro do mercado, e assim, superar a concorrência.
Mas o que faz um produto ser considerado luxuoso?
Antes de irmos para as estratégias de marketing, é importante entender exatamente o que é um produto considerado de luxo. Muitas vezes, ligamos essa mercadoria a um status de algo supérfluo ou desnecessário, mas essa é uma visão muito simplista.
Uma marca para ser considerada luxuosa precisa ter produtos feitos com uma excelência ímpar, riqueza de materiais, acabamento fino, muitas vezes um atendimento e uma entrega completamente personalizados e, principalmente, exclusividade.
Entretanto, para que a marca consiga entregar isso, muitas vezes, ela precisa sacrificar o valor do seu produto, ou até mesmo a quantidade, em prol de ganhar valores mais altos para o seu caixa.
Estratégias de marketing
Exclusividade
O problema da exclusividade é que nem sempre ele é propriamente exclusivo. O truque é criar uma atmosfera de que seu produto é único para o mercado, seja através de uma quantidade baixa, ou até mesmo através da estratégia abaixo.
Qualidade do produto
Muitas vezes, a exclusividade da sua marca pode não estar na quantidade, mas, sim, na qualidade. Oferecer um atendimento personalizado e uma nova estratégia de entrega de materiais para o seu cliente pode ser uma ótima forma de gerar esse sentimento no mercado, e assim atrair mais público.
Use o storytelling
Trazer uma boa história para o seu produto pode fazer toda a diferença – coisa que empresas como a LVMH, cujo presidente é Bernard Arnault, o homem mais rico do mundo, costumam imprimir em suas marcas.
Uma boa história de origem do seu produto, ou então unir o seu produto a algum influencer que tenha algo a ver com a sua área de atuação, para que ele faça algum conteúdo com ele, pode ser o ideal para impulsionar a marca dentro do mercado.