Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital de São Paulo enfrentará um Agosto um pouco mais quente e seco em relação ao normal. A previsão indica oscilações nas temperaturas, com máximas e mínimas variando.
Assim para a quinta-feira, dia 3, a previsão aponta uma máxima de 31ºC e uma mínima de 15ºC. Já no sábado, a temperatura cairá, ficando entre 13ºC e 22ºC.
O padrão de julho deve se repetir, com médias mensais acima do comum para essa época do ano e oscilações bruscas de temperatura. No mês passado, a capital paulista registrou o dia mais frio (média de 9,8ºC, em 15 de julho) logo após o dia mais quente (média de 28,6ºC, em 12 de julho).
Na primeira semana de agosto, o Inmet prevê uma massa de ar seco, trazendo estabilidade e ausência de chuvas. Nesse período, a umidade relativa do ar poderá atingir valores abaixo de 30%, o que indica estado de atenção.
Porém, na segunda semana, a previsão é de chuvas que aliviarão um pouco a umidade do ar. No litoral paulista, as chuvas são esperadas para o sábado, dia 5. Santos e Itanhaém, ao sul, terão 19ºC e 28ºC. Em Ubatuba, no litoral norte, sem chuva, entre 16ºC e 29ºC.
No interior do Estado, a região central seguirá o padrão da capital, com a primeira semana inteira de sol e chuvas previstas para a segunda semana de agosto. Assim as temperaturas esperadas são de 14ºC a 30ºC em Campinas e de 16ºC a 34ºC em Araraquara na sexta-feira, dia 4.
Por fim, em outras partes do Estado, o clima permanecerá seco até o final da segunda semana, pelo menos. São José do Rio Preto terá mínimas e máximas de 18ºC e 34ºC, enquanto Franca terá temperaturas variando de 16ºC a 30ºC no sábado, dia 5.
Leia mais:
Operação Estiagem em Capivari: Mais de 60 focos de incêndio combatidos pela Defesa Civil