Nos últimos dias, a Vigilância Sanitária de Capivari tem adotado uma série de medidas para sensibilizar a comunidade sobre a importância de combater animais que podem ser portadores de doenças ou representar riscos para a saúde humana. Como parte dessas iniciativas, a unidade instalou diversas placas de advertência em áreas da cidade que apresentam potenciais riscos de transmissão da Febre Maculosa, uma doença transmitida pelo carrapato-estrela. Essas placas foram estrategicamente posicionadas em aproximadamente dez locais distintos, previamente identificados como áreas de risco pela Vigilância Sanitária.
Entre os pontos que agora contam com essas novas placas de alerta estão uma das áreas verdes do bairro Vila Clemente, um campo e uma área verde na Vila Cardoso, as proximidades do Cortume, próximo ao Ginásio de Esportes Ronaldão, uma área verde no bairro Vila Santa, um campo próximo à Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro Porto Alegre, outra área verde no bairro Nova Aparecida e ainda nas proximidades da ponte de acesso ao bairro Padovani, bem como na região do Lavapés.
De acordo com informações da Vigilância Sanitária, esses locais são caracterizados por vegetação densa e pela presença de capivaras, que são animais hospedeiros dos carrapatos-estrela. As placas servem como um alerta para a população que frequenta essas áreas, além de disponibilizar o número de telefone da unidade para obtenção de mais informações, esclarecimento de dúvidas ou envio de sugestões.
O telefone de contato, (19) 3492-7368, está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30. Além disso, o atendimento presencial também é realizado na rua Tiradentes, 823. A Vigilância Sanitária de Capivari reforça a importância da conscientização da comunidade para prevenir os riscos relacionados à Febre Maculosa e manter um ambiente saudável e seguro para todos os cidadãos.