O ex-árbitro Renato Marsiglia afirmou nesta semana, em entrevista ao Uol, que a Fifa está testando uma nova regra de impedimento. Algo que, de acordo com ele, faria com que 99% dos gols que hoje são anulados por posição ilegal fossem validados.
Testes estão acontecendo em campeonatos de categorias de base de três países: Suécia, Itália e Holanda. Entretanto, isso não significa que uma mudança na regras esteja próxima. Trata-se apenas de um primeiro passo num longo caminho até que uma mudança tão grande se torne realidade. Atualmente, na regra do impedimento, basta que apenas uma parte do corpo do atacante esteja à frente do penúltimo defensor para se configurar um impedimento, dessa forma, acontece a anulação do lance em questão.
Veja também:
- Atleta de Capivari Conquista Medalha de Ouro no Campeonato Sul-americano de Powerlifting
- Filipe Toledo conquista bicampeonato mundial de surfe
Neste teste, pela nova regra, uma ideia do chefe de desenvolvimento global de futebol, Arsene Wenger, é só marcar o impedimento quando o atacante estiver completamente à frente do defensor. Sendo assim, se alguma parte do corpo do atacante estiver na mesma linha, então a decisão seria validar o lance.
A autorização que aconteçam esses testes foi da IFAB (International Board, a entidade que cuida das regras do jogo ainda antes da pandemia, em 2019. Entretanto, a pandemia impediu e adiou os testes, que finalmente começaram no segundo semestre deste ano. Ainda não há uma previsão de quando, nem se, tal ideia vai sair do campo dos testes. É possível que a ideia acabe abandonada, como já aconteceu com outras.