Uma reviravolta climática está prestes a abraçar o Brasil, pois a atuação de um bloqueio atmosférico impede a chegada de frentes frias comuns para o período. Trazendo assim uma onda de calor.O resultado é que a maior parte do território nacional testemunhará uma prolongada sequência de dias ensolarados e temperaturas acima do normal para esta época do ano, semelhante ao que ocorreu em agosto.
Com o bloqueio atmosférico em ação e áreas de baixa pressão térmica na Argentina, o avanço de frentes frias pelo país fica comprometido nos próximos dias. Exceto no estado do Rio Grande do Sul. Assim, o calor se tornará persistente e intenso, com destaque para áreas como o interior de Santa Catarina. Paraná, grande parte da Região Sudeste, Centro-Oeste, interior do Nordeste e estados como Rondônia e Tocantins. Áreas do centro-sul do Pará e centro-leste do Amazonas também sentirão os efeitos.
Leia mais:
Região de Piracicaba tem 1.177 vagas de emprego; confira
Inicialmente, as áreas mais quentes estarão concentradas no Sul do Brasil, mas à medida que a semana avança, o ar quente se deslocará em direção ao centro do país. Ganhando força na segunda metade da semana. O ápice do calor está previsto para o final de semana de 23 a 24 de setembro. Com recordes esperados em cidades como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.
De maneira geral, áreas do Centro-Sul do Brasil enfrentarão um calor extremo, com temperaturas máximas acima dos 40°C em muitas regiões, atingindo até 41°C. E 43°C no Centro-Oeste, de acordo com a MetSul. O interior de São Paulo também enfrentará temperaturas extremamente altas nas próximas semanas, especialmente nas regiões oeste, noroeste e norte.
Enquanto a onda de calor se espalha pelo país, o Rio Grande do Sul enfrentará uma frente fria que não conseguirá romper o bloqueio atmosférico. Isso resultará em instabilidade com chuvas frequentes, tempestades e momentos de melhoria com abafamento entre as pancadas.
As previsões regionais indicam que o Norte pode esperar acumulados significativos de chuva em algumas áreas. Enquanto no Nordeste haverá variação de nebulosidade e chuvas passageiras, principalmente no litoral pernambucano e paraibano. Já no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a semana será marcada pelo tempo quente e seco na maioria das regiões, com acumulados de chuva significativos apenas em áreas específicas.
Portanto, prepare-se para um período atípico de calor enquanto nos despedimos do inverno e damos as boas-vindas à primavera no Brasil. Mantenha-se informado sobre as atualizações climáticas e tome as medidas necessárias para lidar com as altas temperaturas que se aproximam.