Na manhã desta segunda-feira, uma operação liderada pelo Grupo de Atuação Especial ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), com o apoio fundamental do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de Piracicaba (SP), resultou na desarticulação de uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro nas regiões de Piracicaba e São Carlos.
As ações tiveram início às 6h e visaram o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão, além de cinco mandados de prisão, abrangendo diversas cidades, incluindo Charqueada, Ipeúna, São Pedro, Rio Claro, Santa Gertrudes e Araras.
No decorrer da operação, as autoridades apreenderam sete armas de fogo, sendo quatro armas longas, uma delas equipada com supressor de ruídos, e três armas curtas. Além disso, foram encontrados um simulacro de fuzil, várias munições de calibres diversos, equipamentos para recarga de munição, mais de R$ 25 mil em espécie, uma máquina contadora de cédulas, material de informática (pen drives, HDs e notebooks), diversos veículos, aparelhos celulares e documentos com anotações relevantes.
A operação contou com a participação de 20 equipes do 10º Baep, envolvendo mais de 70 policiais e quatro cães de faro, representando um esforço conjunto para desmantelar essa organização criminosa e combater o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro em ambas as regiões.
As investigações relacionadas à Operação ImPeru continuam em andamento, com o objetivo de identificar todos os envolvidos e levar os responsáveis à justiça.