Na manhã desta segunda-feira (9), a 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Polícia Civil iniciou uma operação contra lavagem de dinheiro, direcionada a rifas on-line de carros de luxo em Campinas (SP). Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos tanto na cidade metropolitana quanto em Monte Mor (SP).
Até o momento, nenhuma prisão foi realizada. Os alvos da investigação, um pai e seu filho, são suspeitos de movimentar pelo menos R$ 7 milhões em um período de oito meses. A polícia apreendeu não apenas celulares e dispositivos eletrônicos, mas também 14 veículos, incluindo automóveis de luxo, que supostamente seriam usados como prêmios nas rifas.
O esquema operado pelos investigados funcionava da seguinte forma:
- Por meio das redes sociais, eles anunciavam sorteios de veículos de luxo, alegando que as rifas estavam vinculadas à Loteria Federal;
- Após o sorteio, os investigados anunciavam que o vencedor escolhia receber o prêmio via Pix;
- No entanto, o veículo sorteado não era entregue ou transferido ao vencedor;
- Os investigadores receberam “inúmeras” reclamações de falta de comprovação dos vencedores e sobre a ausência dos veículos sorteados na loja aberta por um dos suspeitos.
O delegado Luiz Fernando Dias explicou: “Todos esses elementos nos levaram a crer que esta loja de veículos automotores, recentemente aberta pelo investigado, teria sido, na verdade, para prática da lavagem de dinheiro decorrente da contravenção penal de jogos de azar.”
A Justiça determinou a suspensão das redes sociais dos investigados e o bloqueio das contas vinculadas a eles. Os carros apreendidos serão utilizados para abater dívidas decorrentes de crimes fiscais ou para ressarcir aqueles que sofreram grandes prejuízos devido ao esquema.
O delegado ressaltou que essa prática vem se disseminando gradualmente nas redes sociais, e muitas plataformas alegam que necessitam de ordens judiciais para suspender tais atividades. “A alegação deles é sempre que não se responsabilizam pelo que o usuário posta nas redes sociais”, destacou Dias.