Rebeca Andrade estreou com uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo (22), a campeã olímpica liderou o Brasil ao pódio por equipes em Santiago. Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Carolyne Pedro completaram o grupo que igualou o melhor resultado do país no Pan, uma prata no Rio 2007. Enquanto isso, o ouro ficou com os Estados Unidos, e o Canadá levou o bronze.
As brasileiras fecharam a competição e sabiam que precisariam de uma prova perto da perfeição para passar os 165,196 pontos que os Estados Unidos haviam feito mais cedo. Embora sem seu time A e Simone Biles, as americanas ainda contaram com as medalhistas mundiais Jordan Chiles e Kayla DiCello. O Brasil começou bem no solo e no salto, mas sofreu quedas nas barras e teve alguns desequilíbrios na trave, somando 161,564 pontos. O Canadá levou o bronze com 154,230 pontos.
“Eu me sinto muito honrada de estar aqui, de ter saúde o suficiente para conseguir fazer meus três aparelhos e ajudar minha equipe. Foi meu primeiro dia de competição e já saí com uma medalha. Estou feliz demais. É minha primeira medalha de Jogos Pan-Americanos e estou muito orgulhosa. Estou orgulhosa por eles terem respeitado minha opinião (de não fazer solo). Sabia que podia ajudar a equipe fazendo os outros aparelhos. Se tivesse acontecido algo com alguém, se precisasse de mim, eu teria feito o solo, isso é equipe”, disse Rebeca.
Veja também:
- Subtenente da PM de Capivari vence ultramaratona na Serra da Mantiqueira
- Boca Juniors espera 150 mil torcedores no Rio para final da Libertadores
Vale lembrar que o Brasil foi vice campeão mundial, sendo assim, já garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Dessa forma, o Pan de Santiago é uma etapa de preparação para a equipe brasileira, que ainda terá chances de medalhas nas disputas individuais.