Rebeca Andrade faturou sua primeira medalha de ouro em uma edição de Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. Nesta terça-feira (25), na prova de salto sobre a mesa, a brasileira adicionou mais um título à coleção. Agora, a ginasta é campeã olímpica, mundial e pan-americana. Enquanto isso, Jordan Chiles (14.150), dos Estados Unidos, e Natalia Escalera (13.333), do México, terminaram com a prata e o bronze.
Última atleta a entrar em ação, Rebeca Andrade precisava superar a americana Jordan Chiles, que assumiu a liderança ao marcar 14.150. Pois logo na tentativa inicial a representante do Brasil desbancou a adversária. A ginasta saltou com perfeição e cravou os pés no solo, recebendo a nota de 15.333.
No segundo salto, Rebeca Andrade, já ciente de que era a líder, assinalou 14.633 e comemorou o resultado. O Brasil não subia ao lugar mais alto do pódio em um Pan desde a edição de 2007, no Rio de Janeiro, com Jade Barbosa.
Veja também:
- Pan 2023: Lucas Verthein é ouro e quebra jejum de 36 anos no remo
- Brasil vence Cuba no beisebol e conquista terceira vitória no Pan 2023
“Toda medalha é especial. Estar aqui, conseguir um ouro, não tem palavras. Eu fiquei orgulhosa, porque eu fico quando dou um salto. Foi um ouro merecido, sabe? Foi (perfeito). Sempre pode melhorar, mas foi”, disse Rebeca.