O mês de outubro de 2023 foi marcado por chuvas intensas em Piracicaba, São Paulo. Com um total de 232,9 milímetros de precipitação, este outubro se tornou o quarto mais chuvoso desde o início das medições em 1917. Esses dados são do Posto Meteorológico da Escola de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo.
O recorde de outubro mais chuvoso ainda pertence ao ano de 1982, que registrou 254,5 milímetros de chuva. Em seguida, vêm os anos de 1992 e 1996, com 242,1 e 238,5 milímetros de precipitação, respectivamente.
Em um único dia, a Defesa Civil registrou 15 milímetros de chuva em apenas 15 minutos. Para esta quarta-feira, a previsão é de mais 8 milímetros de chuva.
Assim as chuvas intensas causaram diversos problemas na cidade. Houve interrupção de energia, alagamentos em residências e espaços públicos, e até escolas municipais tiveram que cancelar as aulas.
No dia 16 de outubro, uma tempestade que durou menos de 15 minutos causou estragos em várias partes da cidade. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de perigo para tempestades na região, prevendo alto volume de chuvas, granizo e ventos de até 100 quilômetros por hora.
Além disso, o Instituto também forneceu algumas recomendações para a população. Entre elas, evitar se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível.
Por fim, a previsão do tempo para os próximos dias, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, indica alta probabilidade de chuvas. Para quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo, a previsão é de 90% de chances de chuvas, com temperaturas variando entre 18ºC e 30ºC.