Uma nova lista de estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza tem sua divulgação nesta sexta-feira (10), dessa vez incluindo brasileiros. Segundo informou o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).
A lista vem de autoridades egípcias e israelenses e contém os nomes dos brasileiros que estão esperando há mais de uma semana para deixar o enclave palestino.
O ministro Mauro Vieira teve uma conversa com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, na quarta-feira (8) para tentar acelerar a liberação dos brasileiros. No entanto, Cohen não conseguiu cumprir a sua promessa de que eles sairiam naquela data, por causa de fechamentos inesperados na fronteira.
Os brasileiros estão abrigados nas cidades de Khan Younes e Rafah, próximas à fronteira com o Egito. A fronteira de Rafah é a única via para entrada e saída de pessoas ou mercadorias no enclave palestino. Assim, até agora, mais de 3.400 estrangeiros ganharam autorização a deixar Gaza, sendo 36% com passaporte dos Estados Unidos.
Por fim, a lista com os estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza tem atualização diaria pelo Itamaraty. Os brasileiros deverão apresentar os seus documentos e passaportes para retornarem pela fronteira de Rafah.
Leia mais:
Safra de grãos 2023/2024 é estimada em 316,7 milhões de toneladas