Termina nesta sexta-feira (17) o prazo para apresentação de pedidos de reaplicação do Enem, por candidatos que tiveram problemas de logística ou de saúde. A solicitação deve ser apresentada via Página do Participante.
Além disso, também podem fazer a solicitação pessoas que não compareceram ao exame por motivos de alocação a uma distância superior a 30 quilômetros de sua residência. A reaplicação das provas será nos dias 12 e 13 de dezembro.
De acordo com o Ministério da Educação, entre os problemas logísticos que possibilitam a reaplicação das provas estão: comprometimento da infraestrutura (como desastres naturais) e falta de energia elétrica no local (caso comprometa a visibilidade da prova). Além de falhas no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e erro no procedimento de aplicação da prova, caso haja comprovação de prejuízo ao candidato.
Ainda, as doenças infectocontagiosas que possibilitam a reaplicação da prova são covid-19, tuberculose e coqueluche. Além de difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola. Completando a lista aparecem influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem sarampo rubéola e varicela também fazem parte da lista que possibilitam o pedido de reaplicação.
Veja também:
- Sicoob Cooplivre de Capivari participa do 30º Congresso Internacional de Bancos na França
- Morte violenta é mais frequente entre os negros, sendo 65 mortos a cada 100 em 2022
Entretanto, o Inep explica que, “nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem conter documentos comprobatórios. Estes que vão passar por análise do Inep individualmente”.
Nos casos de ausência devido a problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações, de acordo com as intercorrências registradas. Sendo assim, para solicitar a reaplicação do exame, apresentar documento que comprove a necessidade. Os dados do pedido não podem ter alteração após o envio.