Nesta segunda-feira, 20 de novembro, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, uma data que marca a luta contra o racismo e busca o reconhecimento da importância da cultura afro-brasileira. Mais de mil cidades em todo o país consideram este dia como feriado, seja por legislação municipal ou estadual.
Em estados como Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, Amapá, Alagoas e Mato Grosso, a Consciência Negra é celebrada como feriado estadual. Na capital de Roraima, Boa Vista, a data é feriado municipal. No Distrito Federal, o Dia da Consciência Negra é considerado ponto facultativo.
Atualmente, tramita um projeto de lei para transformar o Dia da Consciência Negra em feriado nacional. A proposta já foi aprovada pelo Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.
O que abre e fecha no feriado:
- Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que os bancos não abrirão no dia 20 de novembro nas cidades em que a data é feriado. No entanto, caixas eletrônicos, aplicativos e internet banking funcionarão normalmente. Contas com vencimento no dia 20 podem ser pagas no dia 21, exclusivamente onde for feriado. Nas demais regiões, o atendimento seguirá o horário habitual.
- Correios
Os Correios não terão atendimento nas agências onde o feriado é celebrado. Canais como a seção “Fale Conosco” do site, atendimento automatizado pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100, além do chat, estarão disponíveis. A reabertura acontecerá na quinta-feira.
- Bolsa de Valores
A B3, Bolsa de Valores de São Paulo, operará normalmente na segunda-feira, 20 de novembro. Todas as negociações acontecerão das 10h às 18h.
- INSS
As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão abrir normalmente em todas as cidades do país, mesmo naquelas em que será feriado. Os canais de atendimento remotos também vão funcionar.
- Lotéricas
Segundo a Caixa Econômica Federal, os donos das lotéricas podem escolher se abrem ou não onde será feriado. Aí depende de cada empresário. Na terça-feira, todas devem funcionar normalmente.
- Shoppings
Cada estabelecimento pode determinar o horário de funcionamento, se vai ser igual ao de domingo (geralmente das 10h às 20h), ou eventualmente algum atendimento especial nas cidades onde será feriado.
- Postos de combustíveis
A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) afirma que os postos de combustíveis são obrigados a funcionar de segunda a sábado das 6h às 20h, inclusive em feriados.