O Ministério da Saúde finalizou a entrega de 5,6 milhões de comprimidos de um medicamento inovador para tratar pacientes com HIV ou aids. Os estados e o Distrito Federal já receberam o medicamento.
O novo medicamento combina os antirretrovirais dolutegravir e lamivudina em um único comprimido. Anteriormente, o tratamento do HIV envolvia a combinação de vários medicamentos de diferentes classes para controlar o vírus e retardar a progressão da doença. Com o novo remédio, os pacientes podem ter seu tratamento com uma única dose diária, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde.
A terapia de dois comprimidos para um será gradual e contínua para pacientes com 50 anos ou mais, adesão regular ao tratamento, carga viral menor que 50 cópias/ml no último exame e que iniciaram a terapia dupla (dois comprimidos) até 30 de novembro de 2023.
Os critérios para expandir o público-alvo deste novo modelo de tratamento poderão ser revisados em seis meses, considerando, por exemplo, o aumento das prescrições e a disponibilidade do medicamento em estoque.
Entre 2017 e 2021, o HIV/aids causou mais de 59 mil mortes no Brasil. Este avanço no tratamento representa uma esperança significativa para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir a mortalidade relacionada à doença.
Leia mais:
Vacina contra Dengue Já está Incorporada ao Programa Nacional de Imunização