A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, a Nasa, anunciou nesta terça-feira (09) que irá adiar o envio de humanos à Lua. A missão Artemis II estava programada para ocorrer em novembro de 2024, mas agora está previsão para levar o grupo de astronautas ao satélite em setembro de 2025.
Com a missão, a primeira mulher e a primeira pessoa negra chegarão à Lua, com os astronautas da companhia Christina Koch e Victor Glover. Além disso, a equipe também conta com Reide Wiseman e o astronauta da Agência Espacial Canadense, Jeremy Hansen.
Durante o anúncio, a agência também informou que irá enviar outra equipe na missão Artemis III para a Lua em setembro de 2026. Ainda segundo a Nasa, também está no radar a primeira missão para a estação espacial Gateway na Artemis IV, que deve ocorrer em 2028.
Veja também:
- Acidente tira vida de motociclista em rodovia de Piracicaba
- Nova renegociação dará desconto de até 70% para dívida ativa
A missão Artemis II é a primeira ação da Nasa de levar astronautas à Lua desde o fim do programa Apollo, em 1972. “Estamos voltando à Lua de uma maneira que nunca fizemos antes, e a segurança de nossos astronautas será a maior prioridade da Nasa conforme nos preparamos para as missões Artemis no futuro”, disse Bill Nelson, administrador da companhia.