Durante tempestade com raios, um homem de 62 anos faleceu após sair de seu veículo atingido por um cabo da rede elétrica que se rompeu. O incidente ocorreu durante a chuva que atingiu a cidade de São Paulo na última terça-feira (9). A mulher que estava com ele, de 60 anos, permaneceu no veículo e foi socorrida sem ferimentos.
A orientação das autoridades em casos de chuva com raios é clara: se estiver dentro do carro, mantenha os vidros fechados e evite contato com as partes metálicas do veículo. Esse conselho se baseia no princípio da Gaiola de Faraday, que explica como a energia de uma descarga elétrica é distribuída na superfície externa de um objeto condutor, como um carro, mantendo o interior seguro se não houver contato com as partes metálicas.
O professor Antonio Martins Figueiredo Neto, do Instituto de Física da USP de SP, explicou que a corrente elétrica só existe se houver um diferencial, como o contato com o solo durante uma descarga elétrica. Por isso, mesmo dentro do carro, é importante evitar tocar nas partes metálicas.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo também oferece uma série de dicas de segurança para adotar em dias de tempestade com raios, incluindo evitar lugares abertos e abrigar-se em locais seguros, como casas, edifícios ou instalações subterrâneas.
O homem foi eletrocutado após ser atingido por um cabo energizado na Rua Pedro de Toledo, em Moema, Zona Sul da capital. Uma árvore caiu sobre o cabo da rede elétrica, que atingiu o carro onde estava o homem. Uma mulher que também estava no veículo não deixou o carro e foi levada ao Hospital do Servidor consciente. O caso foi registrado como morte suspeita pelo 27º DP, que requisitou perícia.