Após os recentes trabalhos nos córregos Água Choca e Lava-pés, teve início nesta quinta-feira, dia 18 de janeiro, o aguardado desassoreamento do Rio Capivari, em Capivari. A obra, que visa resolver os problemas das enchentes no município, foi anunciada pelo prefeito Vitão Riccomini, que esteve presente na região do bairro Moreto para acompanhar o início dos trabalhos e compartilhar a novidade em suas redes sociais.
O desassoreamento será realizado em duas fases, sendo que a primeira contemplará ações de limpeza e nivelamento do leito do rio. Simultaneamente, o Estado deve iniciar o processo para a contratação de balsas, que permitirão que as máquinas trabalhem se deslocando de uma margem à outra do rio.
“É mais um compromisso sendo cumprido com a população de Capivari, após 30 anos de espera. Também é importante citar a grande ajuda da amiga e deputada Valéria Bolsonaro e do governador Tarcísio (De Freitas) que não mediram esforços para nos ajudar nessa luta contra as enchentes que por anos assolaram nossa cidade”, destacou o prefeito Vitão.
O desassoreamento do Rio Capivari e seus afluentes é uma antiga reivindicação dos moradores para mitigar os efeitos das fortes chuvas do verão, que historicamente causam alagamentos em várias regiões da cidade. Os trabalhos tiveram início em 16 de outubro do ano passado, quando as primeiras máquinas do Governo do Estado chegaram à cidade. Inicialmente, as intervenções foram realizadas no córrego Lava-pés, na região do Nova Aparecida e Vila Fátima. Em dezembro, foi a vez do córrego Água Choca, no centro da cidade, receber as ações de desassoreamento.
Agora, na região do Moreto, o desassoreamento chega à sua fase mais crítica, conhecida pelas recorrentes enchentes que impactam a população local.
A população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou (19) 3492-3186 em caso de necessidade. A Guarda Civil atende pelo 153, 24 horas por dia, sete dias por semana, e o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo número 193.