Nesta quinta-feira, uma frente fria se formará na costa de São Paulo e avançará para o Rio de Janeiro, aumentando o risco de chuvas intensas em várias áreas desses estados e parte de Minas Gerais.
A presença de duas áreas de baixa pressão atmosférica, uma próxima à costa de Santa Catarina e outra sobre o Paraguai, além do ar quente e úmido sobre a Região Sul, formam nuvens carregadas que provocarão fortes pancadas de chuva nos três estados do Sul.
Uma massa de ar seco predominará sobre o Nordeste, dificultando a ocorrência de chuvas.
No Norte do Brasil, o ar quente e úmido predominará, formando nuvens carregadas sobre a Região. Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentarão a chuva no norte da Região Norte e no litoral norte do Nordeste.
Região Sudeste
O calor continuará intenso no Sudeste. As quatro capitais podem igualar ou superar os atuais recordes de calor para este ano. Os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e a parte norte de Minas Gerais devem estar entre os locais mais quentes do país.
Uma baixa pressão atmosférica se intensificará no mar, na costa de São Paulo, gerando uma frente fria que avançará para o Rio de Janeiro. O ar quente e úmido que já predomina sobre o Sudeste e o processo de formação da frente fria aumentarão as condições para chuvas em várias áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Esta quinta-feira será de sol forte e sem chuvas no oeste/noroeste de São Paulo, no Espírito Santo e no norte e leste de Minas Gerais (incluindo os Vales dos Rios Doce e Jequitinhonha).
O restante da Região Sudeste, incluindo o Grande Rio, Grande São Paulo e Grande Belo Horizonte, terá várias horas de sol forte, mas pancadas de chuva com raios são esperadas para tarde e/ou noite.
A maior possibilidade de chuva será no sul e leste de São Paulo, centro-sul de Minas e centro-sul do Rio de Janeiro. Pode chover forte em todas as regiões.
Alertas Meteorológicos para 18/01/2024 – Quinta-feira
- Atenção para chuvas moderadas a fortes nas capitais: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Velho, Rio Branco, Belém, Palmas, Macapá e São Luís.
- Aviso especial: Perigo de temporais e chuvas volumosas, com raios e rajadas de vento acima de 91 km/h no sul do planalto e serra do Rio Grande do Sul, centro, oeste, serra e litoral sul de Santa Catarina.
- Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no litoral norte do Rio Grande do Sul, Grande Florianópolis, litoral norte e planalto norte de Santa Catarina, Vale do Itajaí, sul e litoral do Paraná, litoral sul de São Paulo, norte de Mato Grosso, noroeste do Tocantins, sul e sudeste do Pará, centro e norte de Rondônia, norte do Amapá e sudeste do Amazonas.
- Atenção para chuvas moderadas a fortes com raios e rajadas de vento de 51 km/h a 70 km/h no sudoeste, Grande Curitiba, centro, norte, oeste e sudoeste do Paraná, sul e centro-leste de São Paulo, estado do Rio de Janeiro (exceto região de Campos), sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Grande Belo Horizonte, norte de Goiás, centro, oeste, centro-leste e nordeste de Mato Grosso, Maranhão, Tocantins (exceto no noroeste do estado), centro, leste, nordeste e litoral do Pará, centro, sul e oeste do Amapá, centro, oeste, sudoeste do Amazonas, Acre e sul de Rondônia.