São Paulo enfrenta uma situação crítica devido às fortes chuvas que atingem o estado desde sexta-feira (19). Segundo o balanço atualizado da Defesa Civil Estadual neste domingo (21), há 500 desabrigados e quatro mortes confirmadas, com a situação mais grave concentrada nas cidades do interior.
Os municípios mais atingidos são Sorocaba e Socorro, na região de Campinas, que receberão ajuda humanitária do governo estadual. “Foram enviados para o município de Sorocaba cerca de mil itens de ajuda humanitária e cerca de 600 itens para Socorro”, informou o governo.
Em Sorocaba, um temporal de 150 milímetros causou alagamentos, arrastou carros e afetou um hospital referência no tratamento contra o câncer infantil, resultando na decretação de situação de calamidade pública pelo prefeito.
Já em Socorro, uma chuva de 100 milímetros em duas horas fez o rio do Peixe transbordar, atingindo cerca de 100 famílias e levando à decretação de estado de emergência na cidade.
Desde sexta-feira, quatro pessoas morreram em decorrência das chuvas. Duas em Limeira, uma em Sorocaba e outra em Praia Grande. Entre as vítimas, estão uma mãe e uma filha arrastadas pela enxurrada em Limeira, uma mulher de 73 anos arrastada pelo carro em Sorocaba, e uma mulher de aproximadamente 60 anos atingida por um raio em Praia Grande.
A Defesa Civil estadual continua em alerta para fortes temporais neste final de semana, especialmente na região de Campinas, que pode registrar maior quantidade de chuvas.