O Brasil registrou nas quatro primeiras semanas de 2024 mais de 217 mil casos de dengue, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (30). O número é quase cinco vezes maior em comparação ao mesmo período de 2023, quando registrou 44.752.
Além disso, se contabilizou 15 mortes pela doença neste ano e 149 óbitos seguem em investigação. Em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina da dengue Qdenga ao Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, a ministra, Nísia Trindade, disse que a vacinação terá início em fevereiro deste ano.
Sendo assim, na última semana, o Ministério da Saúde divulgou a lista das cidades que vão receber o imunizante. No total, são cerca de 500 municípios em 16 estados. Com poucas doses disponíveis, o governo definiu um público-alvo da ação serão adolescentes de 10 a 14 anos.
Veja também:
- Inscrições para o Prouni começam nesta segunda-feira
- Canaval 2024: Vai Com Tudo e +10 prepara desfile especial em comemoração aos 50 anos da escola
De acordo com o ministério, eles estão entre o público com maior número de internações pela doença. Estão inclusos os municípios de grande porte, que são aqueles com mais de 100 mil habitantes, e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2. Cidades próximas também estão na lista, no que o governo chama de “regiões de saúde”.