O ano letivo para três milhões de alunos da rede estadual de ensino começa nesta quinta-feira (15), nas mais de cinco mil escolas da Secretaria da Educação de São Paulo. Entre as novidades para 2024, alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio serão recepcionados com uma nova matriz curricular, mais alinhado às expectativas e demandas da rede.
Por outro lado, para os alunos mais novos, na última etapa do Ensino Fundamental, a novidade será a implantação das aulas de educação financeira. Além disso, haverá um aumento do número de aulas de tecnologia e inovação e criação da disciplina de orientação de estudos.
No Ensino Médio, terá ampliação no tempo dedicado ao aprendizado de língua portuguesa, em 60%. Matemática também terá um aumento, em 70%. Além disso, nesta fase do ensino, os alunos terão a volta de mais aulas de física, geografia e história.
Veja também:
- Piracicaba tem situação de risco com a circulação do vírus tipo 1 da dengue
- Demissões voluntárias batem recorde no Brasil com mais de 7 mi em 2023
- Casos assintomáticos de dengue preocupam especialistas e inflam subnotificação
O ensino-aprendizagem de língua portuguesa chega em 2024 com mais um aliado, o uso de inteligência artificial. A tecnologia vai apoiar professores na correção das produções textuais na plataforma Redação Paulista.
Quem estiver fora da rede ou veio de outro estado durante as férias ainda pode se matricular nas escolas estaduais de SP. A regra vale também para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para se matricular na rede estadual para este ano, o responsável legal ou maior de 18 anos pode realizar a inscrição presencialmente em qualquer escola estadual, ou no balcão de atendimento do Poupatempo, apresentando RG, histórico escolar e comprovante de residência.