O motorista do carro que foi engolido por uma cratera aberta na BR-470 em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, não viu que parte da estrada havia sido destruída por conta de um deslizamento na madrugada de quarta-feira (14). Hélio Scharf, de 70 anos, passou pelo trecho logo após o buraco se formar.
“Não percebi o buraco e passei direto”, afirmou. Ele estava junto com a namorada, de 73 anos, e afirmou ter demorado cerca de 10 minutos para conseguir sair do veículo tombado. Os dois tiveram apenas escoriações e foram atendidos no local.
O acidente aconteceu no km 143, por volta das 5h, após uma chuva intensa atingir a região. O casal saiu de Agrolândia e queria chegar até Blumenau. “A primeira preocupação foi a gente tentar ver o que é que dá pra fazer, sair do carro. E deu um tempo até conseguir soltar os cintos”, disse o aposentado.
O trecho ficará totalmente interditado por uma semana, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O fechamento acontece para obras com aterramento feito com rocha.
“A gente saiu e tinha bastante lama, mais ou menos até o joelho. Foi andando, andando até perto do rio. Deu para escalar o barranco, chegar no asfalto” relembrou o idoso.
Trânsito
Por conta da cratera, o trânsito está sendo desviado por dentro do município. Conforme o DNIT, que montou uma força-tarefa para recuperar a rodovia, os veículos pesados devem utilizar a BR-282.
A prefeitura de Rio do Sul emitiu um decreto proibindo a passagem de veículos acima de 40 toneladas em vias municipais.
Rotas alternativas:
- Sentido Oeste – Blumenau: entrada pelo trevo de Laurentino, no sentido bairro Barra do Trombudo, em Rio do Sul. Não recomendado para veículos pesados;
- Sentido Blumenau – Oeste: entrada pela Barra do Trombudo.