A Páscoa é um momento marcante e especial, principalmente para as crianças, já que as datas comemorativas fazem parte de muitas memórias de infância ao longo da vida. Com diversos significados e os famosos chocolates, a celebração pode ficar ainda mais encantadora com algumas atividades para que as crianças possam se divertir e exercitar a criatividade ao mesmo tempo.
Durante esse período festivo, a imaginação pode fluir de diversas formas, e é nesse momento que os pais e familiares buscam formas de transformar esses momentos únicos em diversão para os pequenos. Por isso, separamos aqui cinco dicas de atividades para fazer com as crianças na Páscoa e explorar essa data festiva que reúne as famílias ao longo dos anos.
1 – Caça aos ovos:
Essa deve ser uma das primeiras ideias de brincadeiras quando falamos de Páscoa. Além de ser uma atividade tradicional, ainda é muito simples de ser feita. Essa caça pode ser organizada tanto no quintal quanto dentro de casa, e a ideia é esconder os ovos de chocolate para estimular a curiosidade das crianças, que devem procurá-los em todos os cantos.
2 – Pintura de ovos:
Nessa brincadeira, o lado artístico será explorado com decorações feitas em ovos. Aqui, pode ser feito em ovos previamente cozinhados para facilitar o manuseio. A criança pode fazer uso de materiais como canetinhas, pincéis, tintas e até adesivos para criar verdadeiras obras de arte nos ovos.
3 – O rabo do coelho:
Geralmente, essa ideia é feita durante as festas juninas, chama de “rabo de burro”, mas na Páscoa podemos adaptar de acordo com a temática. Um coelho é desenhado em uma cartolina e, no lugar de onde ficaria o rabinho, deve ser colocada uma fita adesiva para que uma bolinha de algodão seja colada. Assim, com os olhos vendados, as crianças devem acertar o rabinho do coelho no lugar certo.
4 – Salto do coelhinho:
Dessa vez, exercendo as habilidades motoras da criança, o salto do coelhinho instiga a atividade física. Essa brincadeira é feita desenhando duas linhas no chão com uma pequena distância entre elas para que os pequenos pulem de um lado para o outro e, aos poucos, a dificuldade aumente para que os saltos fiquem mais longos.
5 – Siga as pegadas:
Para os familiares que querem entregar o ovo de Páscoa para a criança de uma forma diferente, essa brincadeira pode ser ideal. Parecida com a caça aos ovos, nessa atividade os pequenos devem seguir as pistas que serão em formato de pegadas de coelho espalhadas pelo chão, levando até o local onde estão os ovos. Aqui, a criatividade pode fluir com pegadas coloridas ou até obstáculos pelo caminho.