A indústria de veículos do Brasil apurou crescimento de 24,3% na produção em fevereiro em comparação com janeiro, a 189,7 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, informou nesta quinta-feira (7), a associação de montadoras, Anfavea.
No total, as vendas somaram 165,2 mil veículos novos no mês passado, um crescimento de 2,2% na comparação mensal. Já na média diária, os emplacamentos de fevereiro sobre janeiro dispararam 18,4%, para 8,7 mil unidades, afirmou o presidente da Anfavea, Marcio de Lima Leite. Além disso, o executivo afirmou que os emplacamentos de fevereiro marcaram “a primeira vez que temos uma média diária superior ao período pré-pandemia”.
O destaque nos licenciamentos seguiu sendo o segmento de modelos eletrificados, segundo a Anfavea, que somou no primeiro bimestre vendas de 22,5 mil veículos, dos quais 8 mil elétricos e 14,5 mil híbridos.No primeiro bimestre, a participação desses modelos no total das vendas de veículos leves foi de 7,3% ante uma fatia de 4,3% em 2023, segundo os dados.
Veja também:
O crescimento das vendas de eletrificados em fevereiro ainda seguiu embalada pelas importações desses modelos realizada antes do aumento da tarifa de importação no início deste ano. Em resumo, no mês passado, a participação dos importados no total vendido de veículos leves foi de 17%, após 19,5% em janeiro. A fatia de importados em fevereiro é a maior para o mês desde pelo menos 2021. Ainda de acordo com o presidente da Anfavea, o movimento de emplacamento elevado de importados ainda deve se repetir em março.