O Brasil ultrapassou a marca de 2 milhões de casos de dengue em 2024. Segundo os dados do Ministério da Saúde, que reúne casos prováveis e confirmados, o país registrou 2.010.896 de casos nas primeiras 11 semanas deste ano. Enquanto isso, o número de mortes passa de 680.
Este é o maior número que se tem registro em toda a série histórica, que é feita desde 2000. O recorde anterior da doença foi em 2015, quando totalizaram 1.688.688 casos. Neste ano, superamos esse índice na última semana e os casos continuaram a subir.
Como parâmetro de comparação, em 2023, em todo o mês de março, se registraram 381 mil casos de dengue, entre confirmados e prováveis. Neste ano, antes mesmo que o atual mês termine, já se totalizou a quase o dobro: 714 mil.
Veja também:
- Vereador Du Bombonatti fala de seu trabalho no legislativo de Capivari
- Robinho passa noite na cadeia e ficará uma semana em cela separada
De acordo com o Ministério da Saúde, 682 pessoas morreram de dengue além de outras 1.042 mortes estão sob investigação. A maior parte das mortes se registraram no Distrito Federal, onde 153 pessoas morreram. Na sequência, o maior índice fica com Minas Gerais, que totaliza 114 mortes.
Em resumo, tais números colocaram dez unidades da federação em situação de emergência por causa da dengue: Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amapá, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal.