O que você pensa quando corre? Quando você sai para correr, você faz isso para pensar ou para não pensar? Esta é a pergunta que muitos corredores, de diferentes níveis e idades, podem se fazer. As respostas são variadas e revelam muito sobre a relação de cada um com a corrida.
Carlos Carrasco, do clube de atletismo Myrmidons, por exemplo, utiliza o tempo de corrida para pensar nas coisas, inclusive no trabalho. Já Alejandra Agudo, jornalista e corredora amadora, prefere desconectar-se das obrigações diárias e focar em aspectos mais sensoriais da corrida, como a paisagem e a respiração.
Para Jimena Ruiz, também do Myrmidons, a corrida é um momento de distração na primeira metade e de foco na segunda metade. Juan Díaz, do Hellín Triathlon Club, corre pelo prazer de correr e para clarear a cabeça, principalmente quando não está se preparando para competições.
Até mesmo o célebre escritor Haruki Murakami refletiu sobre o assunto em seu ensaio “O que eu falo quando falo sobre corrida”, mencionando que enquanto corre, muitas vezes não pensa em nada, apenas desfruta do momento.
Segundo especialistas, a predisposição para pensar ou se desconectar durante a corrida pode depender da razão pela qual praticamos esportes, nosso estado pessoal e nossa experiência anterior em esportes. Para aqueles que desejam mudar sua abordagem, as psicólogas Natalia Pedrajas e Carla Rodríguez recomendam criar espaços na vida para reflexão ou trabalhar conscientemente para focar em aspectos específicos da corrida.
Assim, cada corredor tem sua própria maneira de aproveitar o tempo de corrida, seja para pensar, se desconectar ou simplesmente desfrutar do momento.